domingo, 19 de julho de 2020

Práticas Pedagógicas





EXPOSIÇÃO "Imortalizando a Dança", de Pedro Dantas
07 de agôsto a 02 de setembro de 2002

A oportunidade foi única, visitar com meus alunos da E.E.B. Professôra Valdete Inês Piazera Zindars, Jaraguá do Sul/SC a Primeira Exposição Individual do bailarino e artista plástico Pedro Dantas.
O artista retrata a elegância e a leveza dos movimentos do balé, materializados em esculturas em
bronze.

PRÁTICA EM SALA DE AULA
Foi apresentado aos alunos, uma breve biografia do artista:
Pedro Dantas Riso, nasceu em 1941 em Mirandela, uma vila criada por portugueses na Bahia. Aprendeu a esculpir em argila e madeira, com seus avós fazendo figuras para o presépio de Natal. Estudou dança em São Paulo,  Rio de janeiro e mais tarde decide partir para a Europa, onde viveu 20 anos fora do Brasil dançando em mais de 100 países. Aprendeu vários idiomas e trabalhou em grandes Companhias de Ballet. Sempre em suas horas vagas se dedicava à pintura e à escultura. Em 1970, retorna ao Brasil e em Blumenau dirige a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes.


Também ministrou aulas de ballet em Joinville e foi um dos idealizadores do Festival de Dança de Joinville, junto com a artista plástica Albertina Tuma e o professor Carlos Tafur. Em 2005, o Festival foi citado no Livro dos Recordes, no capitulo Festivais e Tradições, como o maior do mundo.

Pedro Dantas ensaiando uma coreografia em Palermo, Itália.

Pedro Dantas dançou profissionalmente até os 40 anos e se despediu dos palcos aos 58 anos, em uma apresentação no Festival de Dança de Joinville.
Sua primeira escultura que retrata o movimento de bailarinos, esculpida em Roma e fundida em gêsso é dedicada ao bailarino Rudolf Nureyev. Sua temática sempre foi a dança e dedicou seus últimos anos de vida à escultura. Faleceu em 29 de Janeiro de 2019 em Blumenau/SC, Brasil, aos 77anos de idade.
"A Arte revoluciona o ser humano; a arte é uma busca constante dentro de si."

CLIPAGEM






VISITA À EXPOSIÇÃO
07 de agôsto a 02 de setembro de 2002



A alegria foi contagiante desde a saída da Escola! 
Visitamos a Exposição com as turmas da 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental




Professoras Cristina Pretti, e a Diretora Salete Chaves



Na Exposição, os alunos esboçaram desenhos das esculturas baseados nos exercícios de bonecos palitos praticados anteriormente em sala de aula.
E o resultado foi muito criativo!








PRODUÇÕES EM SALA DE AULA

4ª e 5ª séries produziram esculturas a partir de uma folha de papel.






6ª e 7ª séries produziram pinturas com guache sobre cartolina














8ª série produziu pinturas em guache com colagem de figuras fragmentadas 

















Nenhum comentário: